VI Sessão do Sínodo Dedicada à Juventude

Neste último sábado (21), aconteceu na cidade de Aliança do Tocantins a VI sessão do Sínodo da Diocese de Porto Nacional que se preparar para celebrar o seu centenário em 2015.

O principal objetivo do sínodo diocesano é o de unir as forças vivas da pastoral da Diocese para refletirem, estudar e assumir, juntamente com o Bispo, compromissos que revigoram e dinamizam a pastoral diocesana. Para tal, a cada ano a Diocese assumiu uma prioridade pastoral para suas reflexões e ações pastorais. Em 2012 ocupou-se da Família e neste ano volta-se para a Juventude. Em 2014, a catequese será o centro das reflexões e ações.

Nesta sessão, os delegados sinodais (sacerdotes, diáconos, religiosas e leigos) tiveram a oportunidade de refletirem sobre a juventude na Sagrada Escritura, na visão da Igreja e o seu protagonismo na transformação da sociedade e renovação da Igreja.

A sessão do sínodo teve início com a oração conduzida pelos jovens da paróquia anfitriã de São João Batista de Aliança. Com todo o dinamismo a comunidade mostrou o rosto jovem da Diocese e o seu desejo de ver o Reino de Deus crescendo no meio de nós. Em seguida, diante do Bispo Diocesano, Dom Romualdo Matias Kujawski, os delegados sinodais renovaram sua profissão de fé, juramento de fidelidade e acatamento dos ensinamentos da Igreja.

O Mons. Juarez, auxiliado pelo Pe Edmilson, destacou as principais figuras jovens da Sagrada Escritura e de como Deus escolheu e contou com os jovens para realizar o seu plano de salvação.

O restante de toda sessão contou com a assessoria do Professor Edvaldo, da cidade de Campos Belos Goiás. Edvaldo evidenciou em suas reflexões como a juventude é vista pela Igreja, toda a esperança que a Igreja deposita nos jovens para a transformação da sociedade e renovação da própria Igreja.

Por último, os delegados sinodais participaram da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Romualdo que mais uma vez destacou a alegria de ver tantos jovens participando daquela sessão do sínodo e do compromisso que cada um deve assumir engajando nas pastorais e movimentos das suas cidades.

A próxima sessão do sínodo será realizada em clima mais festivo, com uma Jornada da Juventude no Santuário Diocesano do Senhor do Bonfim, no dia 23 de Novembro, festa do Cristo Rei do Universo.